3 Pontos a Considerar ao Comprar Tubos para Centrifugação

Os tubos de centrifugação possuem uma grande variedade em termos de qualidade e desempenho. Ao escolher um tubo é importante levar em conta suas próprias necessidades, para então definir um tubo de centrifugação que atenda melhor a esses requisitos. Nesse artigo nós discutiremos 3 fatores que contribuem para a qualidade geral dos tubos de centrifugação.

1. Força Centrífuga Relativa

Um tubo de centrifugação tem uma classificação de velocidade máxima na qual o tubo pode suportar. As capacidades de velocidade dos tubos variam muito entre as marcas, por isso é importante determinar as velocidades que você vai precisar e escolher um tubo que será capaz de suportar essas velocidades. Ao olhar para velocidades, é melhor olhar para o RCF em vez de RPM, pois o RCF leva em conta a força gravitacional aplicada. O RPM, por outro lado, leva em conta apenas a velocidade de rotação dos rotores.

2. Compatibilidade Química

Dependendo do tipo de material do tubo de centrifugação, obviamente terá diferentes capacidades de resistência a diferentes produtos químicos. É importante levar em conta os tipos de produtos químicos que você usará e garantir que o tubo escolhido tenha resistência satisfatória a eles. Os tubos de centrifugação estão disponíveis em uma variedade de materiais, como polipropileno (PP), polialômero (PA), policarbonato (PC) e polietileno tereftalato (PET). O PP é um tipo popular de tubo devido à sua capacidade de ser usado em aplicações de alta velocidade, é autoclavável e é resistente à maioria dos solventes orgânicos. Certifique-se de verificar um gráfico de resistência química para determinar qual tubo será o mais adequado para o seu laboratório.

3. Volume

Observe que você nunca deve encher um tubo de centrifugação, pois isso pode causar vazamentos. O máximo que você deve encher um tubo de centrifugação é ¾ cheio. É sempre melhor verificar as especificações do produto do fabricante, pois elas fornecem diretrizes de preenchimento. Com isso em mente, o tubo selecionado precisará ser baseado no volume que você usará. Se você achar que o tubo mais adequado para o volume que você está usando não será compatível a capacidade do rotor de sua centrífuga, comece a considerar um adaptador para o rotor. A maioria dos fabricantes terá esses adaptadores disponíveis.

Podemos concluir que um tubo de centrifugação é um consumível importante em qualquer laboratório e a decisão sobre qual tubo se adequará melhor ao seu laboratório não deve ser tomada de qualquer jeito. E para que você não erre em sua escolhe, a ForlabExpress fornece amostras para testes do tubo e da marca escolhida. Dessa forma, você pode ter certeza se aquele tudo escolhido funciona como você realmente precisa.

Acesse nossa loja online e confira toda a linha de tubos para centrifugação. Conheça também toda a nossa linha de produtos e equipamentos para laboratório.

Para mais informações entre em contato conosco através do e-mail info@forlabexpress.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *