A Importância da Calibração Preventiva de Micropipetas

Costumamos ouvir muito duas coisas quando lembramos nossos clientes da importância da calibração preventiva e frequente de micropipetas: “Não preciso calibrar este ano não! Comprei micropipetas de alta qualidade e elas já vem calibras de fábrica, posso usar muitos anos sem precisar calibra-las novamente” ou então “Não preciso calibrar não, troco as micropipetas anualmente, assim compro aquelas mais baratas e depois faço o descarte anualmente”.

Mas será que essas são as melhores opções? Comprar produtos de alta qualidade e não calibra-los anualmente? Comprar produtos de baixo preço (e qualidade) e descartá-los anualmente? Acreditamos que não!

As Micropipetas são instrumentos essenciais em rotinas laboratoriais de diversos seguimentos, tais como laboratórios de pesquisa científica, análises clínicas ou controle de qualidade.

Calibração não é opção™.

Mesmo que cientes de sua importância, muitos usuários ainda não contam com um programa anual efetivo de calibração de suas micropipetas. Aqueles que optam por comprar micropipetas de baixa qualidade e custo, acreditando que é suficiente trocar de micropipeta anualmente, cometem um erro grave: mesmo que calibradas previamente ao seu uso inicial, micropipetas de baixa qualidade dificilmente manterão boa exatidão por 6 meses ou 1 ano, devido a baixa qualidade de seus componentes.

Por outro lado, optar por micropipetas de alta qualidade e acreditar que o certificado de calibração de fábrica pode ser considerado por diversos anos de uso “é um erro tão grave quanto o primeiro”, afirma Jessyca Ferreira de Lima, Gerente da Qualidade do laboratório de calibração de micropipetas da PipetExpress.

Mas porque tenho que calibrar as micropipetas de meu laboratório anualmente/semestralmente?

Segundo Jessyca, os principais fatores que afetam a precisão de uma micropipeta são: número de usuários, intensidade de uso, grau de exposição a líquidos agressivos e qualidade dos componentes.

Sendo assim, independente de sua qualidade de fábrica, todas micropipetas usadas em rotinas onde a exatidão é um fator crítico, devem contar com programa anual ou semestral de calibração preventiva. Entre em contato com nossa equipe técnica e verifique, de acordo com o seu uso, qual a melhor opção de calibração preventiva.

Somos especialistas em pipetas e micropipetas e podemos auxiliar na escolha do equipamento mais adequado e do plano preventivo ideal!

Não vá para os extremos! Avalie a melhor opção de custo-benefício na aquisição e calibração de micropipetas com a PipetExpress. Clique aqui e saiba mais sobre as opções de calibração ou entre em contato conosco!

Um comentário sobre “A Importância da Calibração Preventiva de Micropipetas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *