Cultivo Celular: a importância dos materiais utilizados

O cultivo celular é uma prática diária em diversos tipos de laboratórios, sejam de análises clínicas, análises veterinárias ou laboratórios de pesquisas biológicas (fármacos, genéticas, etc).

As células são isoladas e precisam ser mantidas em condições ideais de temperatura, umidade, nutrição e livre de contaminantes. Para isso se faz necessário um ambiente artificial adequado: estéril, em condições físico-químicos controlados (temperatura, pressão e pH) e com um substrato ou médio que forneça os nutrientes essenciais (aminoácidos, vitaminas, minerais).

As condições de cultura e os protocolos estabelecidos é que trarão o resultado satisfatório do cultivo celular. Porém laboratórios diferentes podem manipular suas amostras de formas diferentes, por isso é tão relevante estabelecer padrões de qualidade.

Recipientes

Alguns laboratórios ainda recorrem a recipientes de vidro para realizar a cultura, contudo eles devem ser meticulosamente limpos e esterilizados para não apresentar vestígios de material proteico, pirogênios, depósitos de água e outros materiais residuais.  A cultura celular precisa, essencialmente, estar livre de contaminações. Para que isso ocorra é preciso, então, dedicar atenção ao processo de limpeza e esterilização. O que pode não ser economicamente viável considerando as opções de recipientes descartáveis.

Por essa razão, muitos laboratórios utilizam recipientes descartáveis ​​de plástico para cultura celular. Esses produtos devem apresentar diversas características que propiciem o crescimento celular e ainda estar livre de DNAse e RNAse, caso contrário a análise pode ser fortemente prejudicada.

Um ponto importante a ser avaliada na troca do material de vidro pelo descartável é a qualidade da matéria prima e o rigor das condições de esterilização dos produtos.  A PipetExpress trabalha com produtos descartáveis para cultivo celular de duas marcas reconhecidas internacionalmente: a TPP e a Sarstedt.

Os produtos de ambas as marcas são livres de pirogênios, endotoxinas, substâncias citotóxicas, Rnase e Dnase, além de serem estéreis por radiação gama. Não há aditivos ao material evitando a lixiviação de substâncias nas amostras. Possuem área de crescimento tratada resultando em uma excelente proliferação celular.

Conheça os produtos TPP e Sarstedt à venda em nossa loja virtual!

 

No próximo artigo iremos tratar da importância dos reagentes e meios de cultura. Inscreva-se em nossa newsletter para receber as novidades e promoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *