Diferenças entre Estufa de Secagem e Estufa Bacteriológica

Se você está à procura de uma estufa para o seu laboratório, provavelmente vai encontrar diversos tipos desse mesmo equipamento no mercado. Um dos equívocos mais comuns entre as pessoas é confundir estufas bacteriológicas com estufas de secagem, mas na verdade esses equipamentos são diferentes e possuem características distintas. Abaixo listamos algumas das funções desses dois tipos de estufas:

Estufa De Secagem

A estufa de secagem é projetada para remover a umidade e secar as amostras o mais rápido possível. Este modelo é ideal para manter constante uma determinada temperatura pois há um controle de aquecimento de maneira uniforme dentro de toda estufa. O uso deste equipamento é indicado para secagem de vidrarias, materiais que não se oxidam facilmente ou para secagem de amostras que não se danificam em altas temperaturas. Quando o tipo de amostra utilizada é mais sensível à exposição de temperaturas muito altas ou o material se oxida facilmente, o modelo mais indicado é a estufa de secagem à vácuo, porque quando o vácuo é aplicado, há uma redução na temperatura de ebulição da água ou de outros componentes líquidos que estejam na amostra. O processo da estufa de secagem consiste em introduz ar fresco e seco na câmara e expelir o ar úmido quente, permitindo simultaneamente secar rapidamente as amostras. Uma estufa de secagem fornece secagem e aquecimento de alto desempenho. Esse equipamento costuma funcionar em temperaturas entre 50 e 200 °C.

Estufa Bacteriológica

A função da estufa bacteriológica é submeter culturas bacteriológicas a uma temperatura constante, promovendo o crescimento e a multiplicação rápida dos microrganismos presentes nas amostras. A estufa bacteriológica é fabricada com um material extremamente resistente, com circulação de ar convencional ou forçada, câmara interna em aço inoxidável e estrutura externa confeccionada em aço revestido de epóxi eletrostático, o que possibilita o aumento de vida útil do equipamento. A estufa bacteriológica costuma funcionar em temperaturas de 5°C acima do ambiente até 60°C.

No site da ForlabExpress  você encontra diversos modelos de Estufas de Secagem e Estufas Bacteriológicas, além de outros tipos de Estufas existentes no mercado.

Confira nossa loja online e fique por dentro também de toda nossa linha de produtos e equipamentos para laboratórios.

Para outras informações, entre em contato com nossa equipe interna de vendedores através do e-mail info@forlabexpress.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *