Diferenças entre Refrigeradores e Freezers domésticos e de laboratórios

Equipamentos como refrigeradores e freezers são equipamentos essenciais nos laboratórios e servem para armazenar amostras, reagentes, kits e produtos químicos nas condições ambientais necessárias. Mas muitos pesquisadores ainda possuem dúvidas quanto ao refrigerador ou freezer correto a ser adquirido e devido a pressões por conta de verbas, acabam optando por equipamentos domésticos, que saem mais em conta no mercado.

Sabendo dessa dificuldade na hora de decidir o que comprar, nós apresentaremos algumas diferenças entre refrigeradores e freezers domésticos e de laboratório.

 

Refrigeradores e Freezers para laboratório:

 

Os refrigeradores e freezers de laboratório são produzidos com diversas características particulares para facilitar e garantir o bom trabalho dos pesquisadores e cientistas.

  • Possui opções adicionais de portas com alarme, discagem automática, registro de dados, backup de bateria.
  • Permite a visualização das flutuações de temperatura.
  • Construído para suportar as exposições típicas de umidade e produtos químicos encontrados nos laboratórios, o que aumenta o tempo de vida do equipamento.
  • O equipamento de laboratório normalmente pode ser trancado para que o conteúdo seja protegido, especialmente em laboratórios maiores.
  • Normalmente tem sua fiação localizada na parte externa e são bem vedadas, de modo que o acúmulo de vapores químicos em um espaço fechado e a possibilidade de uma faísca elétrica que leve a uma explosão é altamente improvável. Eles também possuem disponíveis opções à prova de faíscas.

 

Refrigeradores e freezers domésticos:

 

Esses equipamentos domésticos são construídos de uma forma prática e padrão, para armazenamentos e resfriamentos simples e funcionais. Não permitem opções adicionais de segurança, monitoramento de temperatura etc.

  • No equipamento doméstico você obtém o que compra, pois eles são projetados e construídos em alto volume, sem a capacidade de adicionar recursos opcionais.
  • O monitoramento de temperatura em unidades domésticas geralmente não é útil porque varia muito, e é bastante difícil e caro reformar para versões com sistemas de alarme. Os modelos domésticos não devem, portanto, ser usados ​​para amostras altamente valorizadas.
  • O revestimento interno de refrigeradores / congeladores domésticos não foi construído para suportar as exposições típicas de umidade e produtos químicos encontrados nos laboratórios e pode reduzir substancialmente sua vida útil se usado em aplicações laboratoriais.
  • O equipamento doméstico não vem com fechaduras.

 

Dessa forma, podemos concluir que refrigeradores e freezers fabricados especialmente para os mercados de laboratório são projetados com muitos recursos importantes, que não são encontrados nos equipamentos domésticos em geral. Se for pensar a longo prazo, um refrigerador ou freezer de laboratório normalmente é, de longe, uma opção mais valiosa e econômica.

Visite nossa loja virtual e conheça algumas opções de refrigeradores e freezers para seu laboratório! Você também pode entrar em contato com nossa equipe de vendas pelo e-mail vendas@forlabexpress.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *